Dificultat tècnica   Difícil

Temps  6 hores 55 minuts

Coordenades 1654

Data de pujada 6 / juny / 2015

Data de realització juny 2015

-
-
1.114 m
364 m
0
4,0
8,1
16,14 km

Vista 2328 vegades, descarregada 106 vegades

a prop de Fornalutx, Islas Baleares (España)

O trilho está inserido na Serra de Tramuntana - declarada Património Mundial pela UNESCO , na categoria de Paisagem Cultural. É o reconhecimento da comunidade internacional para a simbiose quase perfeita entre a ação humana e a natureza, feita há séculos, que resultou numa obra monumental humana em que se mistura a cultura, as tradições, a estética, a espiritualidade e a identidade. Estende-se ao longo de cerca de 90 km, com uma largura máxima de 15 km, no território de 18 municípios, com vários picos de mais de 1.000 metros de altura, destacando a Puig Major (1443 m), o Puig de Massanella (1348 m) e o Puig des Tossals Verds (1118 m).

Crónica do trilho
Fizemos a viagem de Palma até Cúber de autocarro. Saímos da Estació Intermodal de Palma em direção a Port de Sóller às 8h no autocarro (Bus 211), em Sóller (Plaça d`Almérica - Carrer de Cetre) mudamos de autocarro (Bus 354) seguindo em direção a Can Picafort, saímos em Cúber.

Começamos o trilho na paragem de autocarro (Bus 354) junto a uma pequena área de estacionamento que está na entrada para a barragem de Cúber. Seguimos a estrada por alguns metros e viramos à esquerda pelo trilho da GR-221 (Ruta de Pedra en Sec) em direção à Font des Noguer e daqui descemos para o canal de cimento, que “saltamos”, tem pouco mais de metro. Para não passar a salto o canal deve-se recuar um pouco para o atravessar, depois é só acompanhar o canal pelo seu lado esquerdo. Ao longo deste troço temos magnificas vistas sobre o impressionante PUIG MAJOR (pico mais alto da ilha, que não é acessível por ser uma zona militar) e GORG BLAU (reservatório artificial de água entre as encostas do Puig Major e a Puig de Massanella). Continuamos pelo canal até uma pequena ponte que passa sobre o mesmo, aqui deixamos os reservatórios do canal em direção a Coll des Coloms. Aqui, cortamos à direita, deixando a GR e continuamos por um caminho que atravessa uma floresta de carvalhos, seguimos as mariolas até ao cume de Tossals Verds (Puig des Tossals Verds 1118 m), com magnificas panorâmicas das montanhas circundantes (Puig Major (1436m), Puig de ses Vinyes (1108m), Morro d`Almallutx (1065m), Massanella (1364m), sa Rateta (1113m), Puig de sa Font (1072m), L`Ofre (1090m). Voltamos pelo mesmo caminho até chegar à GR e continuamos pela direita até chegar a uma bifurcação: à esquerda iria para Lluc (4h) e Font des Prat (10min), continuamos pela direita através de uma área que está cheia de pedra até uma ponte de madeira sobre o Torrent des Prat, que atravessamos e logo a seguir voltamos a atravessar o Torrent des Prat, agora a travessia fez-se por poldras. O caminho empedrado continua, passamos por um portão de madeira – serve para impedir as cabras de passar – o qual deixamos fechado. Voltamos a chegar a uma bifurcação, pela direita o acesso ao Refugi des Tossals Verds faz-se por Pau de sa Coma (35min), optamos por seguir em frente, por Ses Cases Velles, 30min até ao Refúgio. O refúgio é muito grande. Existem várias divisões, tem um alpendre com uma churrasqueira e mesas de piquenique. Existe também um poço de água. Tudo parece muito bom, pode-se dormir, comer ou beber... Uma boa escolha !!
Depois de uma pausa no refúgio, seguimos a GR-221 em direção a Clot d`Almadrà, continuamos a descer até o Torrent d`Aumadrà, que atravessamos por uma ponte de traves de madeira. No fim da ponte passamos um portão de madeira e logo a seguir temos nova bifurcação, pela esquerda segue a GR para Alaró, optamos pela direita sem sinalização. A partir daqui seguimos o caminho sempre a subir até encontrar a conduta de água de Cúber – grande tubagem de transporte de água desde o reservatório de Cúber. Seguimos a conduta, o caminho faz-se ao longo de cinco túneis, alguns deles são muito escuros pelo que é aconselhável o uso de frontal. Entre os três últimos tuneis o desnível é muito acentuado, o caminho torna-se penoso para quem não estiver preparado fisicamente. Chegamos ao reservatório Cúber (Juntamente com o reservatório Gorg Blau, desde 1971, tem fornecido água para a área perto de Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares e seus arredores) e daqui foi um instante até à paragem do autocarro.
Fizemos o regresso a Palma da mesma forma que na ida, de autocarro. Saída às 17h44min, Bus 354 com transbordo em Sóller para o Bus 211 e chegada a Estació Intermodal de Palma às 19h13min.

Comentaris

    Si vols, pots o aquesta ruta.