Temps  7 hores 14 minuts

Coordenades 1782

Data de pujada 12 / de desembre / 2016

Data de realització de desembre 2016

  • valoració

     
  • informació

     
  • Fàcil de seguir

     
  • Entorn

     
-
-
742 m
140 m
0
5,1
10
20,44 km

Vista 4698 vegades, descarregada 82 vegades

a prop de Canadelo, Porto (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"
Ontem, 11 de Dezembro, comemora-mos o Dia Internacional das Montanhas com mais uma atividade na Serra do Marão. Aproveitamos a data para aumentar a consciencialização de todos acerca da importância das montanhas para a Vida.
O Trilho inicia-se em Canadelo, no Largo de S. Pedro, e leva os “caminhantes” pela encosta situada a sul das Serras do Alvão e Marão, com uma paisagem de transição de Trás os Montes para o Minho, com o Monte Farinha e Santuário da Senhora da Graça no horizonte, de encher a vista.

Saindo do Largo de S. Pedro, subimos a encosta até à levada, a qual percorremos durante 4kms, sempre em contacto com muitas linhas de água, algumas tivemos de contornar, chegando mesmo a meter o “pé no ribeiro”… Terminamos a levada no Ribeiro de Beja. Atravessamos o ribeiro e progredimos pelas ESCARPAS DAS ROCHAS - ZONA PERIGOSA EM DIAS HUMIDOS - seguindo-se um pequeno “corta mato”, por entre urge e carqueja até à cumeada onde seguimos um caminho inicialmente de pé posto e posteriormente entre, este caminho está com algumas silvas e se não for limpo irá fechar rapidamente…Chegamos a Campanhó por caminho antigo, na margem do Ribeiro do Forno. Depois foi sempre a subir, umas vezes por caminhos de calçada antiga, outras por verdes campos, até ao ponto mais alto do trilho (790m). Paisagem deslumbrante do alto do Marão, que nesta altura estava coberto por um manto de névoa. Daqui até Tejão percorremos a linha de nível até ao posto de vigilância com o Monte Farinha e o Santuário da Senhora da Graça no horizonte. Para trás fica outra paisagem deslumbrante do alto do Marão…
Daqui desce-mos, por entre paisagem deslumbrante de carvalhos e verdes de campos até às margens do Rio Olo. A passagem do Rio foi feita pela ponte suspensa em madeira, alguma dela podre, e arame já enferrujado… pelo que a travessia fez-se, um a um, com muito cuidado…
Chegados a Mouquim continuamos por caminhos antigos, alguns enlameados outros, com água que pareciam riachos… até ao estradão que nos levaria por uma íngreme descida, uma vez mais, até às margens do Rio Olo e ao Parque de Merendas de Canadelo, atravessamos a ponte de ferro e subimos a íngreme Rua Central de Canadelo até à Igreja e Largo de São Pedro, local onde deixamos os carros.

Pontos de interesse: Aldeias de Canadelo, Campanhó, Tejão e Mouquim, Levada de Canadelo, Várias linhas de água: Ribeiros e Rio Olo, Paisagem deslumbrante, Panorama do Alto do Marão e Monte Farinha.
Waypoint

CANADELO

Waypoint

LEVADA DE CANADELO

Waypoint

RIBEIRA

Waypoint

RIBEIRA DE BEJA

Waypoint

ESCARPAS ROCHA

Waypoint

CANCELA

Waypoint

FONTE

Waypoint

BARRACA BAR

Waypoint

CAMPANHÓ

Waypoint

PANORAMA MONTE FARINHA

Waypoint

TORRE VIGIA FLORESTAL

Waypoint

PANORAMA TEJAO

Waypoint

TEJAO

Waypoint

PONTE DE ARAME

Waypoint

MOUQUIM

Waypoint

PARQUE MERENDAS RIO OLO

Waypoint

IGREJA CANADELO

3 comentaris

  • PicosAlpinos 18/12/2016

    Obrigado pela partilha

  • Foto de gmvr.trekking

    gmvr.trekking 17/05/2017

    He fet aquesta ruta  veure detalls

    Trilho excelente, um bem-haja aos Caminhantes pela partilha. Subscrevemos a chamada de atenção dos “Caminhantes” para as dificuldades do troço após o fim da levada. Trilho seguramente para repetir, seguindo a alternativa proposta em “https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5989369

  • sf.didi 26/10/2018

    He fet aquesta ruta  verificat  veure detalls

    Attempted to do this loop trail today. We went in reverse of the path taken by the original post. Towards the end of the hike, leaving Campanhó heading back towards Canadelo we encountered problems. The route along the river was completely overgrown with large, thorny plants. Quite impassable. There is another way back following small (undrivable) roads, but we did not attempt to finish the hike that way (returned to Canadelo by car via another route). Apart from that the hike was pleasant. Our guess is that this hike used to be possible but that the plants have grown considerably over the last year.

Si vols, pots o aquesta ruta.