Temps en moviment  3 hores 14 minuts

3,1
6,3

Vista 1162 vegades, descarregada 77 vegades

a prop de Cambaquara, São Paulo (Brazil)

Hiking da Ponta de Sepituba á Praia do Bonete. Parque Estadual da ILHABELA.

Pontos visitados:
> Cachoeira Da Lage
> Cachoeira Do Areado
> Mirante Do Saquinho
> Cachoeira Do Saquinho
> Mirante Do Bonete
> Praia Do Bonete

Logística de Acesso: A intenção foi fazer um trekking até a Praia de Bonete. Chegamos sábado em Ilhabela e logo nos dirigimos até o sul da ilha, na Ponta de Sepituba, onde é possível deixar o veículo em segurança no estacionamento do Sr. Zé. O estacionamento fica praticamente ao lado da entrada da trilha, e o senhor Zé e esposa são maravilhosos.
>> Assim que atravessar a balsa, jogue no Waze ou Google Maps ESTACIONAMENTO ZÉ SEPITUBA, que você será direcionado até lá sem dificuldades.

Trajeto/Trilha: A princípio pode decepcionar um pouco os que gostam de se aventurar, pois o trajeto se inicia após uma portaria – onde inclusive, não tem absolutamente ninguém – e é praticamente uma estrada de terra larga, com seu sobe e desce – e alguns pontos bastante acidentados – mas que em geral, não oferece desafio algum. No entanto, é um caminho que contempla alguns mirantes, que passa por pontes e quedas d´água (sendo algumas possíveis tomar banho), e tem uma fauna bastante rica, o cantar de diferentes pássaros é muito presente, e durante a ida pudemos felizmente nos deparar com quatro cobras: uma coral, duas cipós e outra - que não consegui identificar - uma jararaca, talvez.
>> Pra quem tem medo de cobras fica aí um alerta, nos deparamos com elas na estrada mesmo, dando a maior sopa. Mas, pra quem curte estes répteis rastejantes, aproveite a diversidade!

>> Cuidado com buracos ao longo do trajeto. Ao menos dois eram bem consideráveis.

Observações: Leve em consideração o tempo de percurso, que pode chegar facilmente até cinco horas de ida, caso opte por caminhar tranquilamente e aproveitando bem os pontos interessantes do trajeto. O tempo estimado de retorno também precisa ser incluso na logística, principalmente se a intenção é fazer um hiking e voltar pelo mesmo caminho que se veio. Lembre-se, não é um hiking/trekking fácil! Na praia de Bonete, os caiçaras oferecem serviço de barco, saindo da praia e levando para Sepituba ou mesmo próximo á balsa, mas estão a mercê das condições climáticas.

Acampamento: Eu recomendo muitíssimo o camping Outro Canto, da Sra. Valéria, que fica bem de frente para a praia, praticamente a alguns metros de distância do acesso da trilha, do lado de um restaurante. Fornece boa estrutura para os campistas. (INSTA: Outro Canto Bonete).

>>> Classificação: Nível intermediário levando em consideração pessoas já com experiência em trilhas. O trajeto em si, é de fácil navegação, está muito bem sinalizado (mais do que o necessário) e tem pouquíssimas bifurcações. Não exige conhecimentos técnicos, só bom condicionamento físico e disposição. Em casos de chuva intensa ou persistente, não recomendado realizar o percurso.

>> Repensar a questão de peso, é importante. Faça a trilha o mais leve que puder, porém, não deixe de lado os itens imprescindíveis para a sua própria segurança.

Preserve a natureza, leve seu lixo de volta! ;)
Aparcament

Estacionamento Sr. Zé

Entrada da Trilha

Trecho Concretado

Mirante

Refugi de muntanya

Entrada Fazenda Cachu da Lage

Oferecem camping e hostel. Se não for se hospedar, passe reto.

2ª Entrada da Fazenda Cachu da Lage

Cachoeira da Laje

Ela tem muito mais quedas. Inclusive muito mais bonitas. Voltar para conferir.
Punt d'interès

Trilha de Acesso a Cachu após ponte.

Risc

Buracão

Trecho Acidentado

Acesso Cachoeira Areado

É necessário atravessar a ponte, para prosseguir, mesmo que não queira aproveitar a cachu.

Cachoeira Areado

Tá mais para uma cascata =p Bom local para banho. Ponte em mal estado.

Vista da Costa

Pont

Ponte

Mirante Do Saquinho

Vale muito a pena ir até lá apreciar a vista de cima da pedra.

Descampado

Área boa para acampar, mas não indico..

Entrada Cachoeira do Saquinho

De qualquer forma, continue a caminhada por aqui mesmo, atravesse a ponte.

Cachoeira do Saquinho

4 comentaris

• Foto de Pedro Labate

Pedro Labate 02/08/2020

Parabéns pela descrição da trilha! Isso com ctz, irá ajudar muitos usuários do wikiloc!!
    Obrigado!

• Foto de Ariane GS

Ariane GS 03/08/2020

Obrigada pelo feedback Pedro!

Boas trilhas pra ti!

• Santhyago Kalado 17/11/2020

Muito top o formato que descreveu o percurso, parabéns.
    Sou adepto dos campings selvagens para ter contato maior com a natureza. É possível realiza-los nesta região, inclusive na praia do Bonete?

• Foto de Ariane GS

Ariane GS 17/11/2020

Olá, Santhyago! Muito obrigada man!

Olha eu tbm gosto muito de acampar sem estrutura, de forma mais livre na natureza, porém, ali em Bonete o pessoal não permite camping selvagem, e neste caso eu recomendo que você respeite isso para não ter problemas.

Em relação ao restante da ilha, provavelmente seja da mesma forma, mas não posso te afirmar isso, porque só tive até o momento a oportunidade de conhecer esse pedacinho.

Desbrave a ilha, vc vai curtir muito!

Si vols, pots o aquesta ruta.