Temps en moviment  2 hores 53 minuts

2,5
4,9

Vista 12 vegades, descarregada 2 vegades

a prop de Corumbiara, Minas Gerais (Brazil)

- O começo da trilha é por uma estrada asfaltada;
- No Km 1, você irá passar pela portaria do Parque Estadual da Serra do Rola Moça (à esquerda). Não é necessário se apresentar, apenas siga adiante;
- Em 200 metros, à esquerda, existe um portão, que fica sempre trancado. É só passar ao lado onde os arames estão afastados;
- Daí pra frente é só seguir pela estrada principal;
- No Km 2,4, tem um ótimo mirante onde é possível avistar toda a Serra do Cachimbo e arredores;
- No Km 4,3 terá uma bifurcação. Entre à esquerda e logo em seguida se mantenha à direita numa estradinha secundária. Em uns 10 metros, meio escondida, terá a entrada da trilha à direita. Podem perceber no meu tracklog que eu passei direto neste ponto errando o caminho, e tendo que voltar quando aplicativo me dizia que eu estava saindo da trilha.
- A partir desse trecho você irá trafegar por trilhas e aclives mais acentuado. Às vezes as trilhas se escondem por baixo vegetação que a encobre, mas é só seguir o GPS que não tem erro. Em alguns pontos terão um pouco de mata mais fechada, mas nada "demais", é só seguir em frente;
- No KM 5,5 terá um belo mirante onde pode contemplar a bela vista que se tem lá de cima;
- Entre o Km 6,4 e a volta da estrada principal (Km 6,7), fique atento a exposição ao desfiladeiro que vem margeando à sua esquerda, há risco que quedas;
- No Km 6,8 você estará no ponto mais alto do Parque Estadual da Serra do Rola Moça - no Morro do Cachimbo;
- Agora é só seguir pela estrada principal até chegar nas antenas;
- Depois das antenas é só seguir a trilha. Neste ponto também é recomendado ter bastante atenção por causa de risco de queda;
- Em poucos metros você encontrará uma cruz no pico de um morro. Dali pra frente é declive até o ponto final da trilha.

---------- -------------
Observação adicional:

- Deixei minha moto na rua (me pareceu tranquila e segura) onde começa esse tracklog. No ponto final da trilha, eu usei o aplicativo Moovit, onde peguei dois ônibus coletivos o 3150 e depois o 1381, aproximadamente 5 reais cada ônibus. Este percurso durou por volta de 1h20m. Cheguei sem maiores problemas onde estava estacionada a minha moto.
fotografia

Cruzando por cima a linha férrea

Portaria 1 do Parque Estadual da Serra do Rola Moça

De olho no objetivo

Estrada principal

Mirante

Placas de informações que existem durante o percurso

À esquerda

Entrada da trilha

Começo das subidas íngremes na trilha

Mirante

Morro do Cachimbo

Estrada do Morro do Cachimbo até as antenas

Antenas

Em cima de um tanque qualquer - pausa para um lanche :)

Cruz

Estacionamento do restaurante Rancho do Boi

Comentaris

Si vols, pots o aquesta ruta.