Temps en moviment  6 hores 18 minuts

4,6
9,1

Vista 1103 vegades, descarregada 67 vegades

a prop de Paranapiacaba, São Paulo (Brazil)

Travessia dos Carvoeiros - Volta da Serra do Quilombo - Paranapiacaba

Realizamos essa trilha 2 vezes:
Primeira vez em onze horas de caminhada.
Segunda vez fizemos em 5 horas e meia e não foi correndo.

Travessia circular que por anos fui deixando pra frente, acreditando que era uma trilha sem graça e fácil, erro grave.
Iniciamos o percurso por volta das 08:00 na vila de Paranapiacaba , seguimos sem pressa alguma no ritmo lento descontraído até achegar nas Ruinas da vila alternativa, que não tem nada de vila alternativa, essas ruínas são do local onde se produzia carvão (se algum hippie morou no local apos o abandono é só lenda).
Apos um longo pause demorado para bater papo e quase tirar uma soneca nas ruínas seguimos a travessia (outro erro grave).
Continuamos o percurso até a cachoeira do banquinho que inclusive é mais bonita que imaginei, apos o banquinho o percurso da uma fechada e a navegação começa a ficar mais complicada, porem ainda era possível ver a trilha perfeitamente, era possível encontrar indícios que esse percurso era uma estrada, até ai parece passeio no parque e seguimos por algumas horas tirando sarro do Zé que descreveu muitas dificuldades no caminho, até que do nada a estrada some, foi possível notar que um parte do vale desmoronou desta parte em diante (praticamente a metade do percurso), foi no improviso, dividimos os batedores para procurar marcações, 20 metros pra cima algumas marcações e 20 metros para baixo, ou seja tinham vários caminhos e os 4 gps estavam no sinal fraco (aproximadamente 30 metros de erro), seguimos no improviso pelo relato do grupo anterior (outro erro já que sabíamos a direção e nossa rota).
Apos varias horas divertidas de vara mato delicioso voltamos para a estrada com os últimos minutos de luz do sol, só que pro desespero de alguns ainda estávamos longe do final da trilha.
Tilha iniciada por volta das 08:00 e finalizada por volta das 20:00hs.

Obs.
Não recomendo seguir este percurso, para realizar essa travessia recomendo apenas seguir a rota e não procurar o caminho que segui ou outra pessoa seguiu.
Lembrando que em vários momentos o sinal de GPS fica fraco, portando precisa considerar uma margem de erro que pode variar de 15 a 100 metros.

Não recomendo essa percurso para quem não sabe navegar por gps ou bussola, aprenda ou procure alguém para te carregar.

Boa trilha

16 comentaris

• Foto de Thiago Lucato

Thiago Lucato 22/11/2019

Vou fzr ela esse fim de semana! 👊👊

• Foto de Zé Thiago

Zé Thiago 27/11/2019

Eu avisei que o caminho sumia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas parabéns pelo sucesso.

Rodrigo AGC 27/11/2019

1 ou 2 semanas volto lá pra testar outro caminho 😂😂😂
    É muita trilha la

• Foto de Zé Thiago

Zé Thiago 27/11/2019

Muitas bifurcações, é bom explorar esses caminhos e tentar reabrir, mas não abro mão do caminho que eu vou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tem uma bifurcação pouco depois da Cachoeira do Banquinho, que desce pro Rio Quilombo, se pá da pra descer por ela, pra chegar até a Cachoeira do Anhangabaú...

Rodrigo AGC 27/11/2019

Então, esse é outro projeto...
    Quando desci o Rio encontrei uns caçadores, eles deveriam por algum lugar kkkk

Rodrigo AGC 06/12/2019

Zé, o caminho da esquerda que comentamos sai no inicio da trilha dos perdidos e não no quilombo, provavelmente os caçadores usam outra rota.

• augusto.stevanato 17/09/2020

Rodrigo vcs usaram qual GPS? Estou pensando em fazer esse fds, mas estou com receio do erro de 100m no GPS, pode fazer cair em alguma pirambeira difícil de sair dps. Tem lugar pra acampar? Consigo navegar somente com o GPS sem problemas (até hj).

Fiz a do Anhangabaú semana passada, sua marcação e descrição da trilha ajudaram mto, agradecido

Corrigindo, tem alguma área de camping antes da demarcada no mapa?

Rodrigo AGC 17/09/2020

No meio do vale o GPs fica louco, depende das condições climáticas entre diversos fatores.

Nunca acampei lá.

• augusto.stevanato 18/09/2020

Agradecido Rodrigo

• LEANDRO WADA SIMONE 15/10/2020

Trilha proibida.

Rodrigo AGC 14/11/2020

O Maluco cria o perfil fake só pra me dar 1 estrela, como se eu ligasse pra isso kkkk
    Alem disso umas 10 pessoas postaram essa mesma trilha e só veio falar abobrinha aqui rs

• Foto de oajjao

oajjao 24/11/2020

Muito boa, mas o caminho original de volta a serra onde passavam as máquinas não se iniciava pelo rio que sobe pra comunidade, e sim pela mesma entrada da cachoeira do Anhangabaú. De resto, perfeita

Rodrigo AGC 24/11/2020

Boa, esse caminho até a cachu do meio é um pouco mais dificil pelo vara mato, vou la para regravar o caminho original mais facil em breve.

Si vols, pots o aquesta ruta.