Temps  3 hores 46 minuts

3,4
6,7

Vista 1004 vegades, descarregada 72 vegades

a prop de Várzea da Ovelha e Aliviada, Porto (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

ALDEIAS E MARGENS DO RIO OVELHA

''Aldeias e margens do rio Ovelha'' é uma pequena rota circular de, aproximadamente 14 Km, criada a pensar no amante da natureza que pretende palmilhar as margens do rio de forma tranquila, apreciando o património riquíssimo de fauna e flora da sua envolvente. A rota, como o próprio nome indica, tem como grande protagonista o rio Ovelha e parte das belas terras banhadas por ele.

Esta é uma rota circular que tem o seu início e fim na sede de freguesia de Várzea de Ovelha, Aliviada e Folhada, e ao longo dos seus pouco mais de 13 km, vamos descobrir a freguesia e parte das terras limítrofes de Amarante.

Ponto culminante é a chegada à Ponte do Arco, de tempos medievais, com um único arco sobre as águas do rio Ovelha.

Ponte do Arco

A rota tem inúmeros exemplos de vegetação típica ribeirinha, castanheiros, nogueiras, carvalhos frondosos, pinheiros e outras espécies, como a videira, sempre com a presença do Rio Ovelha ou um de seus afluentes e as várias cascatas que embelezam o passeio.

A rota apresenta ainda três variantes PR7.1, PR7.2 e PR7.3 que devem ser seguidas no inverno ou em caso de maior caudal do rio. Na nossa opinião, pelas variantes perdem-se as melhores partes do percurso, as margens do Rio Ovelha.

A nossa avaliação do percurso é que está bem sinalizado, limpo e com o acesso fácil em praticamente todo o percurso. Nota-se que foi feita manutenção e remarcado recentemente, mas infelizmente foi alvo de alterações, ao que sabemos por impedimento de passagem pelo traçado original. É lamentável que uma casa de Turismo Rural, como a Casa da Quintã, impeça a passagem do percurso e ameaçam quem lá tenta passar, forçando a alterar o traçado e obrigando o pedestrianista a percorrer um longo itinerário de estrada em paralelepípedo.

Ficha Técnica Oficial
Nome: ''Aldeias e margens do rio Ovelha''
Extensão: cerca de 13,7 Km
Tipo de percurso: circular, de pequena rota
Âmbito: natural, paisagístico e histórico
Duração: 4 a 5 horas
Nível de dificuldade: baixo/médio

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

SEPULTURAS ANTROPOMÓRFICAS

FENO EM ÁRVORES

FONTE

VARIANTE PR7.2 (PONTE NOVA)

RIO OVELHA

MOINHO

7 comentaris

• andrepm94 23/06/2020

Obrigado pela partilha, registo minucioso!

Caminhantes 23/06/2020

Olá andrepm94

• Foto de Elísio DC

Elísio DC 27/06/2020

He fet aquesta ruta  veure detalls

Trilho muito bonito e ideal para fazer nesta altura do ano pela abundância de sombras e a frescura da proximidade do rio. Quem pretender atingir a Ponte do Arco creio que faz mais sentido regressar fazendo o percurso de ida em sentido inverso pois, seguindo o caminho assinalado para um percurso circular há muito "sobe e desce" por encostas de grande pendente, longe do rio e com menos sombras. Saindo da Igreja da Várzea, ir à Ponte e voltar são cerca de 11 kms sem utilizar as variantes. Obrigado aos Caminhantes por terem proporcionado aqui a oportunidade de conhecer esta parte de um rio belíssimo.

Caminhantes 27/06/2020

Olá Kriptonite!

• Foto de Hélio Videira

Hélio Videira 11/07/2020

He fet aquesta ruta  veure detalls

Gostei bastante de fazer este trilho, está bem marcado e limpo, sofremos um pouco com o calor mas tivemos a recompensa com um banho no rio Ovelha junto à ponte do Arco.

Caminhantes 11/07/2020

Olá Hélio Videira!

• Foto de CCMS2019

CCMS2019 17/08/2020

He fet aquesta ruta  verificat  veure detalls

Adoramos a trilha, muito bonita e bem sinalizada. Obrigada pela partilha

Si vols, pots o aquesta ruta.