Temps  2 hores 59 minuts

2,1
4,2

Vista 40386 vegades, descarregada 303 vegades

a prop de Covelo de Paivô, Aveiro (Portugal)

Partindo da capela de Regoufe, seguimos em frente, passando pelo meio da aldeia. Caminhando sempre para o lado esquerda, a cerca de 150 metros entre casas e muros de pedra chegamos a uma ponte sobre a Ribeira de Regoufe. Atravessando a ponte, seguimos o percurso pelo lado direito, apresentando-se uma subida de grande inclinação. Ai podemos observar alguns carvalhos, eucaliptos e pinheiros. A chegada ao topo da subida é nos compensada paisagem fenomenal sobre serras atras de serras ondulados. Seguindo pelo caminho em frente, ainda tínhamos cerca de 3km por percorrer sendo possível avistar algumas minas de volfrâmio. Ao longe, já se avista Drave e o caminho é feito de pedaços de xisto numa ligeira descida. Chegando a Drave começa a ser visível os originais muros de pedra, a aldeia é toda contruída em xisto exceto a capela que é o grande contraste no meio de todo aquele lugar. Vindo das serras, a aldeia é atravessada pela ribeira de Palhais formando um verdadeiro oásis de aguas cristalinas formando algumas lagoas em algumas pequenas cascatas nela existente. Para voltar, faz-se o mesmo percurso mas no sentido inverso até Regoufe.
Siga-nos também em:

• Foto de Mari-Liis

Mari-Liis 01/05/2017

He fet aquesta ruta  veure detalls

Missed the starting point.

• rosaria.alexandra2 20/01/2018

Dos melhores trilhos que fiz. A caminhada Inicial é difícil, pois é mto íngreme e cheia de pedragulhos. Contudo, o caminho depois faz-se muito bem. Belas paisagens e ar puro. No fim, uma aldeia magnifica. Recomendo.

• Reinaldo Nascimento Lopes 22/04/2018

Muito gira!

• fpmmonteiro 17/06/2018

Fantástico. Vale muito a pena.

• Foto de joaomgarcia

joaomgarcia 04/08/2018

He fet aquesta ruta  verificat  veure detalls

Percurso de Dificuldade Moderada quando sujeito a temperaturas muito elevadas!

• António Pedro Fonseca 07/10/2018

He fet aquesta ruta  veure detalls

Trilha peque mas muito bonita

• Foto de LA-hiker

LA-hiker 05/08/2019

He fet aquesta ruta  veure detalls

Durante o verão, há de ter precação quanto ao calor. A primeira subida (de Regoufe) é a pior. Caminho com pouca sombra, mas fácil de seguir e com cenário deslumbrante. Também é possível percorrê-lo em modo naturista, em horas ou dias em que não há muito tráfego de caminhantes. A aldeia de Drave é um tesouro a ser explorado calmamente.

• Foto de Scarto

Scarto 22/09/2019

He fet aquesta ruta  veure detalls

Apenas coloquei 4 estrelas no "cenário" ou paisagem, porque o rio corria quase sem água e daí não haver cascatas ou lagoas. Em tudo o resto a vista é lindíssima.

Dificuldade técnica coloquei como fácil, mas esperem um início bastante acentuado logo assim que passam a ponte e saem de Regoufe. À vinda, a subida é menos acentuada, mas mais longa.

• Lobo_explorador 06/10/2019

He fet aquesta ruta  veure detalls

Uma boa trilha para se fazer em família. A dificuldade é baixa mas possui bastantes subidas e um início atribulado.
    Dependendo da altura do ano pode não se ver muitas lagoas, o ideal será ir logo no início do Verão.
    A aldeia é lindíssima e está em recuperação por parte dos escuteiros.
    Óptimo trilho

Si vols, pots o aquesta ruta.