Temps  4 hores 52 minuts

Coordenades 1587

Data de pujada 19 / d’octubre / 2014

Data de realització d’octubre 2014

-
-
199 m
52 m
0
4,2
8,3
16,66 km

Vista 1785 vegades, descarregada 60 vegades

a prop de Vimeiro, Lisboa (Portugal)

Percurso da Batalha do Vimeiro, tem início junto ao monumento.
É um percurso fácil sem grandes dificuldades terrenos muito bons, onde se pode apreciar as maravilhosas paisagens. Como pode ser visto pelas fotos.

Batalha do Vimeiro
A Batalha do Vimeiro foi travada no dia 21 de agosto de 1808 entre o Exército Francês, comandado por Junot, e o Exército Anglo-Luso, sob o comando de Sir Arthur Wellesley.

Após os combates na Roliça no dia 17 de agosto, Sir Arthur marcha para a zona do Vimeiro a fim de fazer o desembarque de reforços na Praia de Porto Novo.


As tropas anglo-lusas mantiveram uma posição defensiva no Vimeiro, aproveitando a geografia do terreno. Os franceses, reunidos em Torres Vedras, decidiram tomar a ofensiva, chegando à Carrasqueira na manhã de 21 de agosto. A partir desse ponto, Junot deu ordem de marcha para a batalha.

Os confrontos mais importantes e decisivos aconteceram no outeiro do Vimeiro. Após dois ataques fracassados e percebendo a impossibilidade de tomar o outeiro, Junot enviou tropas para tomar a localidade. Na zona da Igreja, travou-se uma sangrenta peleja que acabou com a retirada dos franceses, perseguidos pela cavalaria anglo-lusa.

Sem conhecimento da situação do flanco esquerdo, duas brigadas francesas confrontaram os britânicos nos altos da Ventosa. Uma vez mais, os franceses viram-se forçados a recuar.

A Batalha do Vimeiro foi uma vitória inegável do Exército Anglo-Luso sobre as forças da França Imperial, pondo termo à Primeira Invasão Francesa. Junot perdeu cerca de 2000 homens, entre mortos, feridos e prisioneiros e o exército anglo-luso cerca de 700.
fotografia

Centro de interpretação da Batalha do Vimeiro

Centro de interpretação da Batalha do Vimeiro. A caminhada tem ínicio aqui.
fotografia

Fábrica Água do Vimeiro

Fábrica Água do Vimeiro
Picnic

Fonte Lima

Tem um jardim muito bonito relvado com muita sombra onde se pode descansar. Parque de merendas, bar e WC. Um local muito bonito e agradavél para passar uma tarde.
panoràmica

Vista das tropas francesas sobre as tropas Portuguesas / Inglesas

Neste ponto tem vista para o Vimeiro. Aqui era onde estavam colocadas as tropas francesas na Batalha do Vimeiro.

3 comentaris

  • Melo Gonçalves 03/08/2015

    Bom dia Miguel Palmeiro. O percurso que fez corresponde ao percurso sinalizado? Obrigado

  • Foto de Miguel Palmeiro

    Miguel Palmeiro 08/08/2015

    Sim corresponde. Fui em grupo mas penso que corresponde todo o percurso.

  • Melo Gonçalves 10/08/2015

    Obrigado.

Si vols, pots o aquesta ruta.