Temps  11 hores 12 minuts

Coordenades 5469

Data de pujada 27 / de juny / 2017

Data de realització de juny 2017

-
-
2.171 m
989 m
0
5,1
10
20,6 km

Vista 560 vegades, descarregada 79 vegades

a prop de Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

A trilha começa na Entrada Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Após um trecho de pouca elevação, ao longo do Rio do Bonfim, a trilha se torna mais íngreme, passando pela Pedra do Queijo até o Ajax, ponto de água. Após o Ajax, a trilha se torna ainda mais íngreme, no trecho conhecido como Isabeloca, até o Lajeado, a 2000 metros de altura. A parte final da subida para o Lajeado foi alterada há uns dois anos pelo Parque, para diminuir a erosão.

Do Lajeado até a visão dos Castelos do Açú a trilha segue margeando o Vale do Bonfim, com poucas subidas e descidas. Há alguns anos foram afixadas no lajeado setas brancas e amarelas para indicar o caminho da ida e o da volta. Além delas, há muitos totens de pedra. No trecho final, a trilha afasta-se do Vale do Bonfim, em direção aos Castelos, e encontra à esquerda, logo abaixo, o Abrigo do Açú, ponto de água. Mais adiante tem-se uma área de acampamento.

A trilha continua até descer por um lajeado e subir até o topo da Pedra do Marco, seguindo a trilha da Travessia Petrópolis Teresópolis. Um pouco após o início da descida até o Vale da Luva encontra-se um totem de pedras concretadas. Neste ponto deve-se caminhar para a direita, há outros totens indicando o caminho nesta direção.

O desvio para os Portais passa por trechos de lajeado, trechos de vegetação rasteira e trechos de trilha bem fechada por capim alto. A orientação é um pouco mais difícil: Continua-se a encontrar totens marcando o caminho, embora em menor quantidade. A direção é a do pico chamado Coroa do Frade, que se destaca ao final do lajeado.

Ao longo do caminho se vê à esquerda vários dos picos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, inclusive a Agulha do Diabo.

A trilha termina na beira do abismo, em um dos portais de Hércules. Os outros portais encontram-se mais à direita, é necessário cruzar um riacho. Já estava ficando tarde, e não pudemos nem identificar o caminho.
Portais de Hercules
Portais de Hercules

Comentaris

    Si vols, pots o aquesta ruta.