Temps  4 hores 19 minuts

Coordenades 1547

Data de pujada 18 / de setembre / 2017

Data de realització de setembre 2017

  • valoració

     
  • informació

     
  • Fàcil de seguir

     
  • Entorn

     
-
-
551 m
331 m
0
2,8
5,6
11,2 km

Vista 1376 vegades, descarregada 61 vegades

a prop de Arrimal, Leiria (Portugal)

Tomando como referência o “nosso” já bem conhecido PR2-Arco da Memória, pretendeu-se ligar este percurso a uma mina abandonada, das várias que até ao início do século passado foram exploradas pela Empresa Mineira do Lena, para a extração de minério, essencialmente de carvão em pedra, cujos testemunhos também encontramos pela serra nas cercanias das povoações vizinhas desta localidade de Arrimal (concelho de Porto de Mós).

As vistas no ponto mais alto (Vértice Geodésico) são fabulosas, podendo ver-se perfeitamente, à vista desarmada, o arquipélago das Berlengas e a Serra da Boa Viagem, pouco percetível nas fotos porque a lente da máquina era curta.

O trilho só está sinalizado no traçado do PR2, o traçado restante deve ser feito com recurso ao GPS, e decorre por caminhos de pé posto, carreteiros, cujo traçado está bem definido pelo pastoreio de percurso e estradão no alto das eólicas.

Não é necessário equipamento especial para percorrer a primeira dezena de metros da mina, excetuando o frontal e alguma proteção para a cabeça (o boné será suficiente para prevenir algum risco na careca, como foi o meu caso).

A progressão no túnel é condicionada a partir do ponto em que se encontra encharcado, na zona onde se encontram submersos os carris das vagonetas, pelo que será a partir daqui que se recomenda o máximo de cuidados não se aconselhando progredir mais para diante e muito menos sozinhos.

Para os amantes do geocaching, a mina oferece uma multi-cache para descobrir.

A classificação da dificuldade do percurso é moderada, no grau mais baixo.

1 comentari

  • Bruno_73 31/07/2018

    He fet aquesta ruta  verificat  veure detalls

    Wandeling was goed te volgen. (Ook door de rood gele markering).

Si vols, pots o aquesta ruta.