Temps  10 hores 3 minuts

Data de realització d’abril 2019

10,0

Vista 41 vegades, descarregada 2 vegades

a prop de Alcoutim, Faro (Portugal)

Caminhada de 3 dias entre Vila Real de Santo António (Faro, Algarve) e Mértola (Beja, Alentejo), seguindo de perto o itinerário da GR15 (disponibilizado aqui), mas com alguns atalhos e/ou extensões relacionados com a prática de Geocaching ou então simplesmente o desejo de não me afastar muito do curso do Grande Rio do Sul.

Dia 1: 11Km entre Vila Real de Santo António e Montinho/Monte Francisco (Castro Marim)
Dia 2: 52Km entre Montinho/Monte Francisco (Castro Marim) e Alcoutim
Dia 3: 40Km entre Alcoutim e Mértola
Aqui a GR segue o itinerário da PR1-MTL - O Grande Rio do Sul; originalmente, este percurso seguia por esta quinta vitivinícola até ao encontro da ribeira de Carreiras, mas aparentemente os proprietários não gostaram da iniciativa: encontrei um aviso de "propriedade privada" e "estrada sem saída" do lado sul e, na saída a norte, deparei-me com um portão trancado e mais avisos de "propriedade privada"...
Açude de um antigo moinho de água, perto da foz da ribeira, que vai desaguar no Guadiana. Esta linha de água marca por estas paragens a fronteira entre o Algarve e o Alentejo -- no lado de lá já estamos no Concelho de Mértola (Distrito de Beja).
Lugar/povoação pertencente à freguesia do Espírito Santo, Mértola.
Puerto de la Laja era um porto mineiro que se manteve em actividade até meados dos anos 60 do século XX.

Comentaris

Si vols, pots o aquesta ruta.