Temps  7 hores 40 minuts

Coordenades 1791

Data de pujada 13 / de juliol / 2016

Data de realització de juliol 2016

  • valoració

     
  • informació

     
  • Fàcil de seguir

     
  • Entorn

     
-
-
787 m
274 m
0
6,3
13
25,29 km

Vista 1941 vegades, descarregada 56 vegades

a prop de Montaria, Viana do Castelo (Portugal)

Planeamos realizar um trilho que liga-se os vários PR`s fazendo uma Grande Rota (GR) circular da Serra D'Arga, este é o relato do segundo dia.

2º DIA
Hoje é dia da grande final do Euro2016, que põe frente a frente Portugal e França, jogo às 20h, que todos queremos assistir (mal sabia-mos que Portugal nessa noite seria CAMPEÃO EUROPEU!!). Por isso alvorada às 5:30h, desmontar acampamento e começar cedo a etapa para chegar a casa a tempo dos preparativos para assistir ao jogo. Saímos, do parque de lazer do Antigo Viveiro Florestal de São Lourenço de Montaria, seguindo o PR1 (VCT) – Trilho da Montanha Sagrada até São Lourenço da Montaria. Montaria fica na encosta poente da Serra D`Arga e reúne o que há de mais autêntico, bucólico e pitoresco no Alto Minho. É uma típica freguesia de montanha com modos de vida rurais, passados de geração em geração ao longo dos séculos.
Atravessamos o largo da freguesia e seguimos o PR2 (VCT) – Trilho dos Pastores,
em direção ao lugar da Costa onde visitamos os seus moinhos. Continuando o PR2 seguimos serra acima até aos Quartéis de Santa Justa, local de interseção com o PR9 (PTL) – Percurso do Cerquido – Da Veiga à Serra. Pouco à frente o PR2 segue comum ao PR9 até ao momento em que deixamos o PR2 e seguimos para Cerquido apenas pelo PR9. Em Cerquido seguimos para Estorões pela estrada para fazer ligação ao PR3 (PTL) - Trilho da Serra D'Arga (Lobo Atlântico). Saindo do núcleo rural seguimos um caminho empedrado serra acima que como pano de fundo a Capela da Senhora do Minho. Subindo lentamente a calçada vamos tendo uma imagem magnifica dos lugares que nos rodeiam conseguindo alcançar a Vila de Ponte de Lima e quase todo o Vale do Lima. Chegados ao topo da serra exaustos mas satisfeitos pelas magnificas paisagens, deparamo-nos com uma zona de chã. Aqui deixamos o PR3 e continuamos pela Chã das Sizelas, percorrendo por algum tempo o planalto central pelo estradão florestal chegamos à Chã Pequena, local de interseção com o PR4 (CMN) – Trilho da Chã Grande, o qual seguimos em direção à nascente do Rio Âncora (Fonte da Urze). Começamos a descer a serra pela calçada, as panorâmicas são simplesmente magníficas! Já bem perto do núcleo habitacional de Arga de Cima, fizemos um pequeno desvio para visitar os moinhos do Covão. O trilho contínua, pelo núcleo habitacional mais alta da Serra d’Arga – Arga de Cima, até uma cancela que temos de ultrapassar, seguindo pelos campos agrícolas até ao Parque de Merendas, tem fonte com água fresca, por isso local escolhido para almoçar. Já com as forças retemperadas e a sede saciada seguimos pela Igreja de Arga de Cima e Capela de St.º Antão, também vulgarmente conhecido pelo santo do chocalho. Local em que deixamos o PR4 e atravessando a estrada municipal seguimos pelo estradão florestal, troço do PR1 (CMN) – Trilho do Cabeço do Meio Dia, passado algum tempo, deixamos esta estrada florestal para atravessarmos o ribeiro de Pombas e aproveitamos para visitar o Moinho das Pombas de Baixo. Continuando o PR1 aproveitamos uma lagoa do Ribeiro das Pombas para ir a banhos neste dia de temperaturas elevadas. Sem demorar muito (não esquecer a final do euro!!), mas mais frescos, seguimos para o lugar de Varziela que atravessamos e iniciamos uma curta ascensão por estrada florestal que nos levou ao Marco Geodésico do Cabeço do Meio-Dia, que ostenta 550 metros de altitude e de onde podemos apreciar uma fantástica vista panorâmica da Serra d’Arga. Depois da foto da “praxe” descemos por estradão, a paisagem era desoladora fruto dos incêndios do ano passado que fustigaram as serras de Caminha, atravessamos a estrada local e continuamos até ao Refúgio de Montanha de Arga de Baixo e daqui seguimos pelo lugar das Bouças até à Capela da Senhora da Rocha (lugar de Covas, Arga de Baixo), local de termino desta incursão pelos trilhos da Serra de Arga.


FICHA TÉCNICA 2º DIA
Dia 10 de Julho 2016
Percurso: São Lourenço da Montaria (Antigo Viveiro Florestal) – Costa – Quartéis de Santa Justa – Cerquido – Estorões – Chã das Sizelas – Chã Pequena – Fonte da Urze – Covão – Arga de Cima – Varziela – Cabeço do Meio Dia – Refúgio de Montanha Serra de Arga – Bouças – Covas (Capela Senhora da Rocha)
Distancia: 25,3 km
Marcha efetiva: 6:40 horas

TRILHA COMPLETA: GR - PELOS TRILHOS DA SERRA D`ARGA

PONTOS DE INTERESSE

MOINHOS DA COSTA


CAPELA E QUARTÉIS DE SANTA JUSTA


FONTE DA URZE (NASCENTE DO RIO ÂNCORA)


MOINHOS DO COVÃO


MOINHOS DAS POMBAS DE BAIXO


CABEÇO DO MEIO DIA
Waypoint

2º DIA (MONTARIA - COVAS)

Waypoint

FONTE

Waypoint

SÃO LOURENÇO DA MONTARIA

Waypoint

FONTE SANTA BARBARA

Waypoint

MOINHOS DA COSTA

Waypoint

INTERSEÇÃO PR3

Waypoint

FONTE

Waypoint

PANORAMICA

Waypoint

CAPELA E QUARTEIS DE SANTA JUSTA

Waypoint

CALVÁRIO SANTA JUSTA

Waypoint

INTERSEÇÃO PR9 CERQUIDO

Waypoint

CERQUIDO

Waypoint

INTERSEÇÃO PR3

Waypoint

PANORAMICA

Waypoint

PANORAMA SENHORA DO MINHO

Waypoint

CHÃ DAS SIZELAS

Waypoint

CHÃ DO ALTO DO ESPINHEIRO

Waypoint

CHÃ PEQUENA

Waypoint

INTERSEÇÃO PR4

Waypoint

FONTE DA URZE (NASCENTE DO RIO ÂNCORA)

Waypoint

INTERSEÇÃO PR1

Waypoint

MOINHOS DO COVÃO

Waypoint

ARGA DE CIMA

Waypoint

CANCELA

Waypoint

PARQUE DE MERENDAS

Waypoint

IGREJA ARGA DE CIMA

Waypoint

CAPELA SANTO ANTÃO

Waypoint

INTERSEÇÃO PR3

Waypoint

RIBEIRO DAS POMBAS

Waypoint

MOINHOS DAS POMBAS DE BAIXO

Waypoint

LAGOA RIBEIRO DAS POMBAS

Waypoint

VARZIELA

Waypoint

MARCO CABEÇO DO MEIO DIA

Waypoint

REFÚGIO DE MONTANHA DA SERRA D`ARGA

Waypoint

RIBEIRO DA ARGA

1 comentari

Si vols, pots o aquesta ruta.