Temps en moviment  una hora un minut

Temps  una hora 59 minuts

Coordenades 743

Data de pujada 29 / de novembre / 2018

Data de realització de novembre 2018

1,1
2,1

Vista 137 vegades, descarregada 3 vegades

a prop de Enguias, Madeira (Portugal)

Porto Santo candidato a Reserva da Biosfera
O percurso tem início na capela da Graça. Ao longo deste encontramos plantas endémicas e introduzidas (caso do tabaibo/figos-da-Índia), espécies animais (caracóis, lagartixas, insetos...) formações geológicas de origem vulcânica e vestígios de atividade agrícola do passado. Este trilho possibilita avistar toda a zona sul da ilha do Porto Santo, nomeadamente a cidade Vila Baleira, aeroporto, parque eólico, o Pico de Ana Ferreira, o Ilhéu da Cal e, em dia de boa visibilidade, a ilha da Madeira. Perto do final do percurso, passamos pelo sopé do Pico Castelo, costa Sul, ladeado pela levada construída na primeira metade do século XX, que além de visar o aproveitamento das águas pluviais, servia também de via de comunicação entre as zonas habitadas.

Capela de Nossa Senhora da Graça

Um templo de grande importância religiosa, tendo sido também refúgio durante ataques de corsários. Neste local celebra-se a maior festividade da ilha a 15 de Agosto. Daqui a vista-se a parte sul da ilha do Porto Santo (Vila Baleira, o Ilhéu da Cal, pico de Ana Ferreira).

Frente capela da graça

Diversidade biológica e geológica

Ao longo do percurso avistam-se rochas com líquenes, indicador da ausência de poluição, grande quantidade de figos-da-Índia (tabaibos), caros, caracóis.

Paisagem e biodiversidade

Natureza

Formações geológicas de origem vulcânica - filões e tufos.

Diversidade geológica

Ao longe, em dias de boa visibilidade, é possível avistar a ilha da Madeira.

Próximo do Pico Castelo

Sopé do Pico Castelo

Neste local foram construídas levadas como forma de aproveitamento da água, um bem tão precioso para a ilha. Essas construções estão em sintonia com a natureza.

Sopé do Pico castelo

Ao fundo (cor clara) geossítio da Fonte da Areia

Eolianitos da Fonte da Areia (rocha mãe da atual areia da praia).

Camacha

Comentaris

Si vols, pots o aquesta ruta.