-
-
306 m
67 m
0
2,2
4,3
8,66 km

Vista 149 vegades, descarregada 5 vegades

a prop de Campo, Porto (Portugal)

Pequeno passeio pela Serra de Santa Justa (Valongo), de dificuldade técnica moderada nas primeiras subidas e dificuldade baixa no restante percurso, constituído maioritariamente por largos caminhos de terra. A dificuldade técnica moderada é justificada pelo caminho ter sido, aparentemente, aberto pela água o que também o torna não aconselhável para tempo chuvoso.

A destacar neste percurso é a paisagem que se tem sobre a Serra de Pias, o rio Douro, e as cidades de Valongo, Gaia e Porto. Antes de começar a descida em direção à Aldeia de Couce é possível ver além da Ponte do Freixo.
A parte final do percurso é também muito agradável. Um percurso por uma estrada de paralelo muito pouco movimentada, sempre acompanhada pelo som das crepitantes águas do Rio Ferreira, pelo chilrear dos pássaros e pelo gentil som do vento na copa de sombreiras árvores.
Neste percurso, por limitação de tempo, não inclui uma visita à Aldeia de Couce, o que certamente não escapará numa próxima oportunidade. Estender este percurso para incluir uma visita à Igreja de Santa Justa também está nos planos. :)
Quanto ao estacionamento, existem vários locais para deixar o carro, no local onde terminei o percurso, na Carvoeira em frente à Associação Cultural e Recreativa da Azenha, ou num terreno de terra que surge à esquerda no caminho entre Azenha e Couce.

Comentaris

    Si vols, pots o aquesta ruta.