Temps en moviment  3 hores 25 minuts

Temps  5 hores 5 minuts

Coordenades 2292

Data de pujada 14 / de maig / 2018

Data de realització de maig 2018

  • valoració

     
  • informació

     
  • Fàcil de seguir

     
  • Entorn

     
-
-
206 m
26 m
0
4,3
8,7
17,3 km

Vista 403 vegades, descarregada 28 vegades

a prop de São Miguel, Lisboa (Portugal)

Um passeio por aldeias de Sintra e Mafra. Com vistas deslumbrantes sobre os dois concelhos: em alguns pontos é possível avistar simultâneamente o Palácio da Pena e o convento de Mafra.
Com início no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (Sintra), seguimos pelas aldeias de Funchal e Almorquim até chegarmos à aldeia abandonada de Broas, uma aldeia medieval com algumas habitações, currais e pequenas instalações que serviam de armazéns agrícolas, todas em pedra. Continuamos ao encontro de afluente do rio Lizandro o qual acompanhamos durante boa parte do percurso com algumas travessias e pezinhos molhados. Voltamos pela rua dos Moinhos até Faião e finalmente São Miguela de Odrinhas, o nosso ponto inicial.
Abandonada há cerca de 40 anos, Broas é uma aldeia medieval com pouco mais de uma dezena de construções em pedra, muitas já sem telhados e parcialmente destruídas. Apesar da vegetação estar a tomar conta da encosta, circula-se com relativa facilidade entre o casario e o caminho de acesso é também interessante pela paisagem e pela vegetação abundante.
Outra particularidade desta aldeia é o facto do seu território estar divido entre dois concelhos: o de Sintra e o de Mafra. Foi a ausência de sinergias contribuiu para o seu empobrecimento.
Um belo sítio para um piquenique ou mesmo para acampar. Com um fogão em terra e tudo.
Mais um desvio pelo mato

2 comentaris

  • Foto de marcospiridon

    marcospiridon 28/01/2019

    He fet aquesta ruta  veure detalls

    Fiz ontem este percurso em ritmo de corrida ao final da tarde. Mesmo sabendo o que ia encontrar é dislumbrante a passagem pelos moinhos e pela aldeia de Broas e imaginar o que seria a vida aqui em outros tempos. Depois acompanhar o rio aproveitando as pontes para saltitar de uma margem para a outra também é muito curtido. Obrigado pela partilha

  • Foto de ozzyex

    ozzyex 11/06/2019

    He fet aquesta ruta  veure detalls

    Muito bom

Si vols, pots o aquesta ruta.