Temps en moviment  una hora 9 minuts

Temps  una hora 57 minuts

Coordenades 3173

Data de pujada 16 / d’agost / 2019

Data de realització d’agost 2019

-
-
1.127 m
7 m
0
7,8
16
31,2 km

Vista 50 vegades, descarregada 1 vegades

a prop de Seixal, Madeira (Portugal)

O Seixal é uma freguesia do concelho do Porto Moniz na Ilha da Madeira, com 29,5 km² de área (2ª maior freguesia da Ilha da Madeira), cuja população residente é de 656 habitantes (Censos 2011), com uma densidade de 24,3 hab/km². Os seus limites são definidos pelo Oceano Atlântico a Norte, São Vicente pelo lado Este, a Oeste a freguesia da Ribeira da Janela e o planalto do Paúl da Serra na vertente Sul.

O nome Seixal deve a sua origem ao Seixeiro “Salix Canariensis“, conhecido popularmente também como seiceiro ou seiço. É uma planta do género Salix, da família Salicaceae, apresenta-se como uma árvore dióica de folhagem caduca, podendo atingir os 10 metros de altura, que cresce em zonas ripárias. É uma espécie endémica das ilhas da Madeira e Canárias, podendo encontrar-se em grande abundância nas margens das várias ribeiras que brotam na freguesia do Seixal.

Para chegar ao Seixal a partir do Funchal é preciso seguir pela Via Rápida no sentido Funchal – Ribeira Brava. Chegados à Ribeira Brava deve seguir em direcção a São Vicente. Depois de chegar a São Vicente, deve seguir pela esquerda em direcção ao Seixal que fica a meio caminho da viagem até o Porto Moniz.

O percurso pela freguesia apresenta os seguintes pontos de interesse:

1. Miradouro do Véu da Noiva;
2. Chão da Ribeira;
3. Igreja Paroquial do Seixal;
4. Praia do Cais;
5. Praça da Alegria/Promenade;
6. Piscinas Naturais do Seixal;
7. Praia da Laje;
8. Ribeira Funda;
9. Fanal.

Contactos:
Junta de Freguesia do Seixal
Sítio das Feiteiras
9270-124 Seixal

Tel: +351 291 854 320
E-mail: geral@freguesiaseixal.pt
Site: http://www.freguesiaseixal.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/FreguesiadoSeixal/

Veure més external

fotografia

Miradouro do Véu da Noiva

O Miradouro do Véu da Noiva, localizado entre o Seixal a São Vicente, permite-nos visualizar a cascata do Véu da Noiva e a costa norte da Ilha da Madeira. Situado na antiga estrada que liga o Seixal a São Vicente, o Miradouro do Véu da Noiva mostra-nos uma das mais emblemáticas paisagens da Madeira. A partir deste ponto vemos a Cascata do Véu da Noiva que, devido à sua altura e à carga de água que jorra pela encosta abaixo, faz lembrar o véu de uma noiva. Neste miradouro pode também usufruir de uma agradável vista sobre o Atlântico e as encostas da costa norte da Madeira.
fotografia

Chão da Ribeira

O Chão da Ribeira é uma localidade localizada num vale sobranceiro à freguesia do Seixal. O leito da ribeira é ocupado por terrenos agrícolas e pelas suas respetivas casas de alfaias que constituem um cenário deveras bucólico. Este vale é assinalado por uma vasta mancha da floresta Laurissilva, onde encontramos grande variedade de plantas e arbustos que lhe são característicos.
fotografia

Igreja Paroquial do Seixal

No Seixal, concelho do Porto Moniz, encontramos a Igreja de Santo Antão, erigida em honra do seu padroeiro. Santo Antão é o orago da paróquia do Seixal desde a sua criação, em 1553, sendo o Santo homenageado, com um típico arraial madeirense, a 17 de janeiro, data da sua morte.
fotografia

Praia do Cais

A Praia do Porto do Seixal é uma pequena praia de areia negra que se formou nos últimos anos junto ao Porto do Seixal. Nesta praia podemos vislumbrar uma magnífica paisagem da costa norte da ilha da Madeira em fronteira com o Oceano Atlântico. Atenção: praia sem vigilância.
fotografia

Praça da Alegria

Neste ponto do percurso, localmente conhecido por Praça da Alegria ou Promenade, pode estacionar a viatura e caminhar pela zona mais plana do Seixal, admirar as paisagens, visitar os estabelecimentos comerciais ou ainda o edifício da Junta de Freguesia.
fotografia

Piscinas Naturais do Seixal

As Piscinas Naturais do Seixal são de acesso gratuito. As piscinas e as áreas circundantes foram recuperadas mas as suas características peculiares foram salvaguardadas. Estas piscinas de origem vulcânica com águas límpidas e cristalinas ostentam uma paisagem incrível. Atenção: praia sem vigilância.
fotografia

Praia da Laje

A Praia da Laje, de acesso livre, é uma praia de areia preta de acesso livre com instalações sanitárias. Esta praia não tem vigilância. O Complexo Balnear da Laje, também conhecido por “Praia da Jamaica”, situa-se na costa norte da ilha, na freguesia do Seixal. Esta praia fica escondida entre rochedos e é tem uma beleza de uma paisagem pintada pelo verde da montanha e pelo azul cristalino do mar. O nome praia da Jamaica adveio da plantação de palmeiras no passeio que leva ao mar. Esta praia de areia preta distingue-se, não só pelas águas cristalinas, mas também pela tranquilidade que transmite. Apesar de ter instalações sanitárias e um bar de apoio no verão, esta praia não tem vigilância.
fotografia

Ribeira Funda

A Ribeira Funda está localizada entre as freguesias do Seixal e do Porto Moniz. É uma localidade escondida e rodeada pela floresta Laurissilva. O acesso era feito pela antiga estrada regional entretanto interrompida pela queda de pedras. Agora para chegar à Ribeira Funda é preciso pela saída de emergência de um túnel da via expresso que liga o Seixal ao Porto Moniz. Atenção: estrada com risco de queda de pedras e perigo no acesso pela saída de emergência do túnel.
fotografia

Fanal

O Fanal é um dos lugares mais emblemáticos do Concelho do Porto Moniz, fica situado entre a Ribeira da Janela e o Planalto do Paúl da Serra. Sobejamente conhecido pela sua beleza ímpar e o seu bosque de Tis (Ocotea foetens) centenários, estes exemplares que resistem ao tempo remontam ao período anterior ao descobrimento da Ilha. Fazem parte da floresta Laurissilva classificada de Património Mundial Natural pela UNESCO, desde Dezembro de 1999 e integra a Rede Europeia de Sítios de importância Comunitária - Rede Natura 2000. No Fanal a melhor forma de apreciar o vasto e riquíssimo património natural será aventurar-se por alguns trilhos que traçam esta paisagem. Nesta zona tem início vários percursos como o PR13 - Vereda do Fanal, o PR14 - Levada dos Cedros entre outros que ligam este lugar ao Chão da Ribeira. Através dos mesmos poderá visitar o miradouro do Fio e apreciar a engenhosa instalação de cabos para o transporte de lenha para o Chão da ribeira, poderá visitar a lagoa de Inverno do Fanal, trata-se de uma cratera vulcânica que enche com a abundância de chuva ou simplesmente contemplar a paisagem e aproveitar recuperar as forças nas inúmeras áreas de lazer. Aqui o visitante poderá observar, sentir e viver a Floresta Laurissilva.

Comentaris

    Si vols, pots o aquesta ruta.