Descarrega

• Entorn

Comparteix

Vista 3537 vegades, descarregada 27 vegades

a prop de Taquari, Paraná (Brazil)

Pedal iniciado no Pedágio km 57 BR116, onde desembarquei, e agradeço ao motorista da viação Penha que fez parada neste local, e iniciei montagem da Bike, 2 kms antes do Portal da Serra da Graciosa.
No pedagio os funcionários me trouxeram cafezinho e bolo e foram muito gentis.
Descendo a Serra da Graciosa, pude apreciar o nascer do sol na descida da Serra, um espetáculo da natureza.
Pequena parada para descanso no trevo de Morretes onde segui sentido Antonina.
Chegando na entrada de Antonina parei no mercado para abastecimento, pois a partir desse ponto o caminho começa a ficar mais isolado.
Segui para Guaraqueçaba por asfalto e terra num longo trecho, caminho muito bonito, muito longo e bem distantes um vilarejo ao outro, importante parar e se alimentar bem.
Antes de chegar em Guaraqueçaba, parei no Café da Dona Mercedes, faltava ainda 18 kms até meu destino, bairro de Botuva, mas anoiteceu e estava muito cansado, e quero agradecer toda a família da Dona Mercedes e Noemi, que por solidariedade me deu abrigo confortável e comida num gesto que nunca vou esquecer, muita gratidão, pois neste local não é pousada.
A pousada e mercadinho fica bairro Botuva pouco antes do início da trilha, ponto de parada obrigatório para lanche e cafe. Na estrada conheci um casal de ciclistas, Newton e Andreia que gentilmente me acompanharam até o início da trilha do Telégrafo, e me deram muitas dicas importantes.
A Trilha do Telégrafo é extremamente difícil, onde se empurra a bike na maior parte do trajeto de 7kms.
Após o término da trilha, a estrada continua praticamente deserta, sem pontos de alimentação portanto é bom ir preparado.
20 kms antes de Itapitangui tem um mercado depois da ponte, e aproveitei para visitar a cachoeira do Daniel, 10 minutos de bike, lugar muito bonito e organizado, e fui recebido pelo Daniel.
Paga-se uma pequena, taxa mas vale a pena, lugar maravilhoso e estruturado e serve refeição.
Chegando em Itapitangui segui sentido Cananeia, atravessei de balsa e fiquei na pousada Vento Leste em Cananéia .
No Caminho para Pedrinhas, optei em fazer a Trilha do Juruaíva , mas recomendo apenas para quem gosta de aventuras e com tempo bom, trilha bem acidentada de 9 kms com muitas valas e rios, mas tem um bom trecho pedalavel em trilha fechada, senão, siga pela praia direto para Pedrinhas e visite mercado e restaurante do Nezinho, que tem um belo Cais, onde fui muito bem recebido pela Carla que também é Ciclista.
Segui pela estrada do litoral até Ilha Comprida, onde recomendo a pousada Flor do Mandacaru, da minha amiga Débora, que tive o prazer de encontrar na praia.
Após o almoço segui para a rodoviária para desmontar e embalar a bike e embarcar.
Deixei a gravação até a rodoviária de Iguape, se caso alguém preferir pernoitar ou embarcar nessa cidade.

Esse pedal foi necessário muito planejamento e preparo, físico e psicológico, mas valeu muito a pena pois as paisagens, desafios e pessoas especiais que conheci valeram qualquer esforco.
Itens obrigatórios para este pedal
- gancheira reserva
- alimentos leves
- manter boa alimentação
- Dormir bem.
Eu por precaução levei saco de dormir e manta térmica, mas usei somente o saco de dormir, que foi muito útil.
Estou muito orgulhoso e feliz por ter realizado esta trilha, um sonho antigo num local histórico fruto de muita pesquisa, e compartilho minha experiência dessa expedição com vocês.
Boa Cicloviagem amigos ciclistas malucos como eu .
Punt d'interès

Rio e Ponte

Refúgio Casa Pescadores

Café do Rio - Lanchonete

Parada obrigatória, excelentes lanches e café .

Butuva mercado e Pousada Dna Mika

Estrada para a TRILHA

Trilha do Telégrafo

Divisa de estado Paraná- São Paulo

Refugi de muntanya

Refúgio de montanha Área de descanso

final da trilha do Telégrafo

17 comentaris

• Foto de EricBikes

EricBikes 22 de maig 2021

Show demais!! Mais uma postagem fantástica do Wilson!

Wilson Simoes Todos Amigos 22 de maig 2021

Valeu Erick , obrigado e valeu muito o esforço.. sonho realizado

• Foto de Julio Uchôa

belo role..

• Foto de Cristiano Y.

Cristiano Y. 8 de juny 2021

Que aventura! Que cicloviagem! Realmente muito inspirador! Parabéns!

Parabéns!

Wilson Simoes Todos Amigos 8 de juny 2021

Obrigado ciclistas.

• Foto de guioribike

guioribike 8 de juny 2021

Ae Wilson top como sempre , parabéns

• Foto de Sergio outdoor

Sergio outdoor 13 de jul. 2021

Parabens amigo...está trilha mística aos trilheiros e cicloviajantes é para os fortes de espírito.Saude para grandes e seguras aventuras....

• Foto de EDSON VARGAS Antonelli

EDSON VARGAS Antonelli 23 de jul. 2021

Sua experiência e dedicação, além de bons textos acrescenta muito no Cicloturismo. Precisamos ampliar a consciência do cicloativismo, mobilidade

• ricardomanoel 14 d’ag. 2021

Valeu Wilson! otima narrativa. boas dicas. tenho saudades dessa viajem!

• Aureliano Carneiro 21 d’ag. 2021

Parabéns amigão, Você vale ouro🥇🥇 incrível a sua coragem em partir sozinho pelo mundo, impressionante👏

• Foto de Marcos Luis Ruggini

Marcos Luis Ruggini 29 d’ag. 2021

Muito show o seu relato, realmente é um caminho muito difícil, a tempos atrás sai de Curitiba com intenção e chegar a São Paulo via trilha do telégrafo, abortei e mudei a rota antes de chegar nela, indo até Guaraqueçaba e retornando a Paranaguá de barco, mas está na minha lista, e ler seu relato reavivou essa minha vontade, grande abço.

Wilson Simoes Todos Amigos 30 d’ag. 2021

Marcos, bom dia. A trilha do telegrafo em sí não é longa, são só 7 kms e também não é de muita altimetria, é uma trilha desafiadora e muito linda com muitos pontos de barro mas muito divertido. O Caminho todo é belo e um povo muito acolhedor nos pequenos bares e ranchos. Foi uma grande experiência e recomendo a todos que gostam de aventuras e desafios. Completar esse trajeto me deixou muito feliz e orgulhoso e uma inesquecível experiência. Não desista e vá sim. Abraços.

Para aqueles que desejam seguir essa trilha a única dica que dou é que evitem a trilha do telegrafo em caso de chuva ou chuva até 3 dias antes pois eu fui em época de seca e mesmo assim havia muito barro , atoleiros e rios , o que ja deixa o pedal muito divertido e desafiador, mas seguro. A trilha de Juruvaiva em Ilha Comprida é mais longa , 9kms e também com muitos rios e lama, só façam se tiver tempo bom e com bom preparo físico e tempo disponível, senão sigam pela areia até entrada da estrada de Pedrinhas ou sigam direto para ilha Comprida. Bom pedal e aventura a todos.

Si vols, pots o aquesta ruta.