-
-
506 m
15 m
0
58
115
230,09 km

Vista 4149 vegades, descarregada 321 vegades

a prop de Santa Catarina, Lisboa (Portugal)

Passeio todo o Terreno com inicio em Alenquer passando pela Ota, Abrigada, Porto de Mós, Serra dos Candeeiros, Fátima, Ourém, Tomar e que termina em Castelo de Bode em frente à povoação de Pombeira.
Tirando os pontos assinalados como dificuldade alta é um percurso que se faz bem.
Não adequado a SUV. Caso não se sinta confortável com zonas de maior dificuldade, sobretudo subidas/descidas com piso deteriorado e bastante íngremes, recomendo que encontre alternativas às áreas identificadas.

Navegar é Preciso.

rs70.wordpress.com

12 comentaris

  • Foto de Jorge Maia Marques

    Jorge Maia Marques 16/04/2015

    Boas!

    sigo o teu blog e muitos parabéns...excelentes passeios, bem ao meu gosto, e excelentes reports! ;)

    Mas vamos ao que interessa...nesta track tens pontos com dificuldade alta, mas que tipo de obstáculos são? é preciso mais que um jeep? necessária alguma preparação em especial das máquinas?!

  • Foto de Out There Overland

    Out There Overland 16/04/2015

    Boas Jorge,
    Antes de mais obrigado pelo teu comentário tão simpático.
    Quando publico os meus tracks tento ter cuidado de salientar potenciais perigos, de forma a que quem não se sinta tão confortável possa encontrar alternativas. O contexto dos passeios é todo o terreno turístico. Não estamos a falar de Trial, logo o índice de dificuldade que lhe atribuo tem em conta essa realidade.

    Posso também salientar que o meu jipe está praticamente de origem, tirando uns pneus ligeiramente mais altos (235/85 R16) e umas suspensões melhoradas. Nem sequer tenho bloqueios de diferencial.

    No caso especifico deste track, difícil são subidas/descidas com bastante inclinação e danificadas como resultado das chuvas. Qualquer uma delas é ultrapassada com os devidos cuidados e experiência.

    Para terminar gostaria de salientar que para alguém que como eu que geralmente ando sozinho, o melhor conselho é jogar sempre pelo seguro. Não temos nada a provar. Não poucas vezes antes de iniciar uma descida/subida, ou passar uma ribeira, saio do jipe e vou a pé fazer o reconhecimento para avaliar. Se dá avançamos com tudo, senão pega-se nas cartas e procura-se alternativa. No meio do nada e muitas vezes sem capacidade de comunicar se a coisa dá para o torto pode acabar mesmo mal.

    Não sei qual é a tua experiência e que carro tens, mas "o caminho faz-se andando", e com a experiência aprendemos a evitar erros como eu já cometi, que só têm graça quando contamos aos amigos, pq na altura não tem graça nenhuma.

    Por isso avança com o que tens, avalia sempre que achares necessário e de certeza que te vais divertir muito.

    Abraço

  • teresaordas 05/11/2015

    Saudações, eu estou preparando um relatório para o Terreno revista espanhola sobre as possíveis vias para 4x4 na área de Lisboa. Você pode ajudar com informações e fotos? Claro, eles seriam mencionados no relatório
    Muito obrigado
    Teresa Ordás
    [email protected]

  • Foto de Out There Overland

    Out There Overland 06/11/2015

    Teresa obrigado pelo seu contacto, já respondi por email.

  • Foto de lmfferreira

    lmfferreira 23/06/2016

    Olá, parabéns belo trabalho!
    O trilho dá para fazer num dia de rio maior para cima?
    Obrigado

  • T_C_A 09/02/2017

    Óptimo troço, de fácil navegação com paisagens variadas. Atenção a quem o fizer actualmente, apresenta zonas de alta dificuldade devido à erosão de algumas zonas (à chegada da N1 no primeiro terço do percurso por exemplo). Realizado a 8/2/17 com um Range Rover com preparação média. Obrigado pela partilha!

  • T_C_A 09/02/2017

    He fet aquesta ruta  veure detalls

    Conforme descrição porém com algumas dificuldades devido à erosão do terreno.

  • Foto de Out There Overland

    Out There Overland 09/02/2017

    T_C_A muito obrigado pelos comentários mas sobretudo pela revisão das condições do trilho. É normal que com o passar do tempo as coisas se vão alterando mas com a partilha de todos podemos ir actualizando a informação. Obrigado pela partilha e boas navegações.

  • Foto de lmfferreira

    lmfferreira 24/05/2017

    He fet aquesta ruta  veure detalls

    bom

  • Foto de Out There Overland

    Out There Overland 24/05/2017

    Obrigado

  • Foto de MarceloPA

    MarceloPA 16/09/2018

    Estou a pensar fazer este track este fim de semana, tem conhecimento se se encontra transitavel? Vou fazer em familia, é adequado pelo seu conhecimento? Obrigado!

  • Foto de Out There Overland

    Out There Overland 23/09/2018

    Bom dia @MarceloPA. Antes de mais obrigado pelo seu comentário. Gostaria de recordar que este track já tem mais de 3 anos pelo que muita coisa muda num período de tempo tão alargado. Posto isto é importante ler os comentários dos companheiros que mais recentemente o fizeram. Reportando à altura em que fiz este track e levando em consideração o que refere gostaria de salientar o dois principais pontos de dificuldade. Na altura a zona envolvente da serra de Montejunto estava muito degradado (assinalado como zona de dificuldade alta), pelo que poderá optar ir directo a Rio Maior e daí seguir pelo Parque Natural da Serra dos Candeeiros (com vista espectacular). Outro ponto de dificuldade Alta é no final da Serra dos Candeeiros, a descida para Porto de Mós (talvez uma descida de 1 km bastante degradada e com muita inclinação que vai dar à ciclovia). Tirando estes dois pontos penso que tudo o resto é muito rolante e fácil. Com um bom sistema de navegação (Orux Maps) não será difícil encontrar alternativas para contornar estas dificuldades. Espero que seja um tempo de diversão e que leve em conta os princípios de respeito pela natureza e de condução preventiva. Por ultimo peço que se fizer este track possa dar à comunidade as suas impressões de forma a manter a informação actualizada. Um grande Bem Haja!

Si vols, pots o aquesta ruta.